

What we’re about
R-Ladies Porto Alegre faz parte de uma organização mundial para promover a diversidade de gênero na comunidade R, R-Ladies Global. Somos uma rede de mulheres praticantes de R em Porto Alegre. Nossos objetivos são fornecer uma rede solidária e encorajadora para usuárias de R que se identifiquem como mulheres e promovam a aprendizagem e a colaboração na comunidade R. Nós somos enfaticamente amigáveis a comunidade LGBTQ e abertos a todas as mulheres interessadas em programar em R, de novatos a especialistas. Junte-se a nós!
Políticas e Código de Conduta da Comunidade: atividades de liderança, orientação e ensino dentro desta Comunidade são realizados exclusivamente por mulheres (speakers do gênero masculino podem ser permitidos/convidados como convidados únicos em circunstâncias excepcionais, a critério da equipe organizadora). Diante de demanda inesperada, é possível abrirmos participação de aprendizado para todos os gêneros, mediante verificação inicial e contínua da equipe organizadora. No entanto, a prioridade das comunidades R-Ladies é o desenvolvimento e apoio específico daqueles que se identificam como mulheres, e, portanto, reservamos o direito de proteger esse interesse por qualquer medida que a equipe de liderança considere apropriada. Todas as pessoas envolvidas com a R-Ladies devem se respeitar plenamente, o mandato desta comunidade e a boa vontade em que a R-Ladies é fundada, ou enfrentar a expulsão/penalidade de qualquer forma, a critério da equipe organizadora. Fotos, filmes e todas as outras mídias/gravações: fotografias e/ou vídeo/outros meios de comunicação serão realizados em eventos realizados por esta comunidade. Ao participar de um evento R-Ladies, você concede as organizadoras da comunidade direitos completos para usar as imagens resultantes da fotografia/video filmagem/mídia e quaisquer reproduções ou adaptações das imagens para divulgação, captação de recursos ou outros fins para ajudar a alcançar os objetivos da comunidade. Isso pode incluir (mas não está limitado a), o direito de usá-los em sua publicidade impressa e on-line, mídias sociais, comunicados de imprensa e aplicativos de financiamento. Se você não deseja ser gravado nesses meios, informe uma organizadora da comunidade.
Para verificar o Código de Conduta da comunidade:
https://github.com/rladies/starter-kit/wiki/Code-of-Conduct#portuguese
https://wiki.r-consortium.org/view/R_Consortium_and_the_R_Community_Code_of_Conduct
R-Ladies Global: https://rladies.org/
Facebook R-Ladies Porto Alegre: https://www.facebook.com/RLadiesPortoAlegre...
==================================================================================================
R-Ladies Porto Alegre is part of a world-wide organization to promote gender diversity in the R community, R-Ladies Global. We are a network of women R practitioners in Porto Alegre. Our goals are to provide a supportive and encouraging network for R users who identify as female and to promote learning and collaboration in the R community. We are emphatically LGBTQ friendly and open to any women interested in programming in R, from experts to novices. Join us!
Community Policies & Code of Conduct: the leadership, mentoring & teaching roles within this Community are held exclusively by females (male speakers may be allowed/invited as one-off guests in exceptional circumstances at the leadership team's discretion). Due to unexpected demand, we have opened learning participation to all genders, dependent on initial and on-going vetting by the leadership team. However, the stated priority of the R-Ladies communities is the development & support specifically of those identifying as female, and we therefore reserve the right to guard this interest through whatever measures the leadership team deem appropriate. Anyone involved with R-Ladies is expected to fully respect each other, the mandate of this community, and the goodwill on which R-Ladies is founded, or face expulsion/a penalty of any form, at the discretion of the leadership team. Photos, Films and all other media/recordings: photographs and/or video/other media will be taken at events held by this community. By taking part in an R-Ladies event you grant the community organizers full rights to use the images resulting from the photography/video filming/media, and any reproductions or adaptations of the images for publicity, fundraising or other purposes to help achieve the community’s aims. This might include (but is not limited to), the right to use them in their printed and online publicity, social media, press releases and funding applications. If you do not wish to be recorded in these media please inform a community organizer.
Upcoming events (1)
See all- Cerveja com Dados Porto AlegreJusto, Porto Alegre
INSCREVA-SE http://bit.ly/3GrACBL
Dessa vez, nosso encontro será diferente!
O Cerveja com Dados Porto Alegre voltou em uma edição especial sobre crise climática e catástrofes ambientais, com foco no Rio Grande do Sul. E, como sempre, com entrada gratuita!
O evento, realizado em parceria com R-Ladies Porto Alegre, Verifica RS e AfonteJor, é uma oportunidade imperdível para debater como o uso de dados pode ser nossa ferramenta mais poderosa para entender e enfrentar os desafios do clima.
- “Climatologia subtropical: como o hemisfério sul influencia no clima do Rio Grande do Sul”, por Pedro Valente
Pedro é geógrafo e climatologista pela UFRGS. Atualmente, realiza pós-doutorado no Centro Polar e Climático (UFRGS) e na Universidade de Ohio (Estados Unidos). Estuda as conexões trópico-polo (climatologia polar e subtropical) e seus impactos no hemisfério sul durante os séculos XIX, XX e XXI. - “Explorando o papel funcional da biodiversidade na resiliência climática”, por Felícia Miranda Fischer
Felícia é bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela UFRGS, e já trabalhou como pesquisadora na Masaryk University na República Tcheca e no Centro de Investigaciones sobre Desertificación na Espanha. Hoje, é pesquisadora do projeto Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBIO) no departamento de Ecologia da UFRGS. Atua na área de ecologia funcional, tentando entender a dinâmica dos organismos vivos, principalmente as plantas, e como respondem a distúrbios antrópicos e climáticos. - “Cidades Mais Resilientes Em Contextos Metropolitanos”, por Geisa Rorato
Geisa é arquiteta e urbanista (UFSM), doutora em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS) e professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Integra o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) e o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), ambos da UFRGS, e o Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre. Tem experiência em planejamento urbano e regional, e na elaboração de planos diretores e de planos setoriais. Tem realizado pesquisas sobre as relações interfederativas e o planejamento urbano e regional, e sobre as mudanças climáticas e o planejamento urbano e regional.
Junte-se a especialistas para palestras e discussões aprofundadas!
Evento: Cerveja com Dados Porto Alegre 2025
Tema: Crise Climática
Data: 13 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Justo - Escadarias da Borges de Medeiros 741, Passeio Verão, Porto Alegre, Rio Grande do Sul 90010-241PROMO DO JUSTO: o Justo vai dar 10% de desconto em todo o menu de bebidas durante a noite toda para quem estiver no evento!
- “Climatologia subtropical: como o hemisfério sul influencia no clima do Rio Grande do Sul”, por Pedro Valente